Nesta segunda feira(03) o Município de Aperibé recebeu o novo Pluviômetro, agora digital. É um instrumento usado na mensuração de precipitação, ou chuva, popularmente falando. A precipitação medida pelo pluviômetro é dada em milímetros chuva medidos em escala linear para um determinado tempo e local, diferente do pluviógrafo que registra diagrama chamado pluviograma. O novo Pluviômetro Digital foi instalado e substituído pelo antigo que estava posicionado no pátio interno da prefeitura de Aperibé. O equipamento registra e tempo real a quantidade de chuva que cai no município e registrando e enviando via satélites para CEMADEN-RJ / Centro de Monitoramento de Desastres do Estado do Rio de Janeiro. Assim no período de cheia na nossa região o controle do volume de água na cidade tem agora a uma informação com mais precisão para aos moradores. E a comunidade estará recebendo alerta pela equipe da Defesa Civil para que não aja grande danos da cheias no município e cidades que fica abaixo de Aperibé assim também podendo evitar maiores danos aos que moram a beira do Rio Pomba e pontos de alagamentos. Os técnicos vieram de Santa Catarina e trabalharam em baixo de um forte sol e tiveram que equipar com roupa de gel contra o sol para aguentar o calor já que eles vivem e terras frias. O coordenador da Defesa Civil de Aperibé, Leonardo Morais acompanhou todo o processo de instalação do equipamento. Leonardo disse que já vai esta mapeando todos os outros municípios acima que receberam o equipamento como: Santo Antônio de Pádua,Lage do Muriaé,Bom Jesus do Itabapoana, Miracema, Natividade, Itaperuna e na parte de baixo São Fidélis, Italva, Cambuci e Itaocara, para maior interação com outros municípios e para uma melhor ação com a comunidades.











































0 Comentários