
O Eja é uma modalidade de ensino que nasceu da clara necessidade de oferecer uma melhor chance para pessoas que, por qualquer motivo, não concluíram o ensino fundamental e/ou o médio na idade apropriada. Surge como uma ação de estímulo aos jovens e adultos,
proporcionando seu regresso à sala de aula. Esta modalidade respeita às características desse alunado, dando oportunidades educacionais adequadas em relação a seus interesses, condições devida e de trabalho, mediante cursos e exames próprios.
VEJA ALGUNS MOMENTO!
O Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983. Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.
Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.
Clique na primeira foto e continue clicando
Na semana do aniversário do município(07/04/2017) os alunos EJA fizeram uma visita à Casa de Cultura - Exposição Comemorativa 25 anos de Emancipação Política-Administrativa de Aperibé.
Os alunos do EJA e Professores Comemoração o dia das Mães
Os Alunos do EJA visita a cidade de Raposa e se divertem muito.
ESCOLA MUNICIPAL CASIMIRO MOREIRA DA FONSECA
APERIBÉ-RJ
RELATÓRIO
JUSTIFICATIVA: Indivíduos excluídos da sociedade por não saberem ler
e escrever e com o surgimento das novas tecnologias eles se tornam
também excluídos digitalmente. Com o acesso às TIC’s, além da inclusão
digital é desenvolvido competências para a sua utilização como auxílio na
alfabetização.
REALIDADE DA TURMA EJA 1º SEGMENTO DO ENSINO
FUNDAMENTAL: A maioria dos alunos nunca tiveram acesso ao
computador, como também não sabiam a real importância do uso do
computador e nem imaginavam o quanto isso poderia ajudá-los em suas
vidas.
AULAS REALIZADAS:
24/03/2017
07/04/2017
05/05/2017
12/05/2017
19/05/2017
26/05/2017
RESULTADOS OBSERVADOS APÓS 6 AULAS:
Alunos com mais interesse em aprender;
Melhora na concentração durantes as aulas;
Melhora na memória, auxiliando na formação do conhecimento e na
alfabetização;
Aumento da autoestima, porque muitos alunos se sentiam incapazes
de utilizar um computador.
CONCLUSÃO: Dessa forma, as aulas de inclusão digital ministradas
pelo Professor Allan estão contribuindo não apenas para a inclusão
digital e social do aluno, mas também como recurso extra para
apropriação de leitura e escrita, e ainda motivação para novos
conhecimentos, numa mistura de realização e prazer, elevando a
autoestima da turma.
Aperibé, 31 de maio de 2017.
Aline Costa Bairral Alves – Mat- 03625