30 ANOS DA APAE APERIBÉ.
História da APAE na abertura de comemoração aos 30 anos no Espaço Maria de Lurdes Bragança nas dependências do Museu Casa de Cultura de Aperibé.
Ao longo de 70 anos da APAE Brasil e se aproximando dos seus 30 anos, a APAÉ de Aperibé, que completará em 27 de outubro de 2025, as Apaes tem lutado para criar um presente e um futuro mais próspero para as pessoas com deficiência e suas famílias, por meio de um trabalho incansável e ímpar, vem colaborando para construir uma sociedade mais justa e inclusiva, onde os direitos das Pessoas com Deficiência são assegurados. Nessa caminhada, colecionamos diversos marcos históricos e conquistas grandiosas. Desde o seu nascimento, em 1995, tem batalhado diariamente pela defesa, garantia e promoção dos direitos das pessoas com deficiência, marcando o início de um novo olhar para as pessoas com deficiência e suas famílias no nosso Município. idealizada pela APAE Brasil há mais de seis décadas, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é hoje a campanha de referência em nosso país na luta por visibilidade e representatividade. A Semana Nacional é comemorada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto, instituída por Lei, visa o desenvolvimento de conteúdo para conscientizar a sociedade brasileira acerca das necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência. O tema deste ano de 2024, “Nossa história: quem somos e o que fazemos”, nos incentiva a refletir sobre a trajetória da APAE Brasil é também sobre nossa própria história, que se iniciou lá em 1995 e o seu papel vigoroso na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. As conquistas alcançadas são motivo de orgulho, mas não podemos nos acomodar, tendo em vista que ainda há muito a ser feito para garantir que as pessoas com deficiência tenham pleno acesso à educação, saúde, trabalho, esporte, arte, entre tantos outros direitos.
E a Semana Nacional é o momento ideal tanto para apresentar essa rica e notória história quanto para reconhecermos os desafios que ainda persistem € reafirmar o nosso comprometimento com a plena inclusão das pessoas com deficiência, popa» de forma contínua, melhor qualidade de vida, bem-estar € mais oportunidades, assegurando-as, assim sendo, o respeito e O princípio da dignidade da pessoa humana. É fato que nós lutamos muito tempo por igualdade. Hoje, porém, a nossa luta é por equidade. Essas duas palavras costumam caminhar juntas e que, muitas vezes, seus significados são confundidos. Isso porque, enquanto a igualdade trata a todos da mesma forma, sem distinção, a equidade parte do princípio de que as pessoas têm diferentes necessidades e que nem sempre largam do mesmo ponto de partida. Em vista disso, a equidade é uma força motriz alicerçada no propósito de garantir que todos tenham as mesmas oportunidades, entretanto, fornecendo os recursos e os apoios necessários, promovendo, consequentemente, um resultado justo para todos. Logo, o discernimento entre equidade e igualdade é crucial para respeitarmos as diversidades e sermos verdadeiramente inclusivos. A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2024 é, portanto, um convite à ação. Juntem-se a nós na expansão de olhares por uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa! Vamos ser os agentes de transformação. Afinal, o combate à discriminação e ao preconceito precisa ser diário, constante e de todos.
APAE DE APERIBÉ AGRADECE A TODOS QUE AJUDA DIRETAMENTE E INDIRETAMENTE
0 Comentários